Estamos vivendo dias difíceis, todos nós. Uns mais intensamente, outros, de forma mais branda, mas todos no mesmo caos.
E, verdade seja dita, não somos obrigados a estarmos bem ou dispostos a ouvir e amparar quem quer que seja. Está sendo complicado pra todo mundo.
Mas, em toda a nossa vida criamos laços, fazemos contatos, conhecemos pessoas, ganhamos amigos. Sim, amigos são presentes que ganhamos na vida!
Haverão dias em que não conseguiremos estar "aqui" para ninguém, às vezes, nem para nós mesmos, mas é imprescindível neste momento segurarmos (no sentido figurado da palavra) as mãos uns dos outros. Se fazer presente, perguntar como está, ouvir a resposta e tentar de alguma maneira consolar o que vier.
Não é fácil, mas se nós não ampararmos a nós mesmos, quem irá? Repito, ninguém tem obrigação com ninguém, não se tem que estar bem.o tempo todo ou mesmo disponível, mas é de uma generosidade imensa se importar e, quando der, se fazer presente aos nossos.
Relacionamentos, sejam eles como for, precisam ter como base a reciprocidade. Entender que nenhuma pessoa está à minha disposição a todo momento, saber respeitar o tempo do outro, apreciar quando o outro puder me amparar, e respeitar o próprio tempo para também estar presente ou não.
É uma via de mão dupla. É ser e estar. É entender que estamos aqui uns para os outros. Quando pode. Quando dá. Quando conseguimos. Quando der.
E tá tudo bem.
Mas, sempre atento em diferenciar quando não é possível de quando não se quer. E há uma diferença enorme entre uma e outra.
Priscila Calheiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário