sábado, 29 de junho de 2013

[+] É de homem, pai?


Essa semana eu estava em um lugar e ouvi a seguinte frase: “Isso é de homem, pai?”. A criança insistia com a pergunta e alguns minutos depois o pai respondeu: “Não, é de mulher, homem não usa isso não”.
Eu cá com meus botões (bolas eu não sou de ferro ♫), fiquei pensando sobre a resposta do pai e cheguei à conclusão que somos nós mesmos que perpetuamos o machismo na sociedade. Tudo bem que eu não vi do que se tratava, mas porque que isso ou aquilo tem que ser de um ou do outro? Porque o rosa é de mulher e o azul é de homem? Agora enquanto eu digitava isso, “o rosa” ficou destacado com aquele negócio verde pra fazer a correção para “a rosa”. Nós mesmos construímos os estereótipos, classificando o que cada um deve fazer sem deixar escolha pro sujeito decidir o que gosta ou o que quer usar.
Aí depois ficam se perguntando por que fulano é agressivo, porque bate na mulher, porque algumas mulheres se rebelam e etc. Temos o defeito de sempre tentar forjar o caráter do outro, porém não os damos base pra isso. Se um pai ensina a seu filho que ser homem é ser grosseiro, é agredir, ele muito provavelmente será assim e ensinará seu filho a fazer o mesmo. Porque pais são exemplos (ou pelo menos deveriam ser!). Com isso, vêm à violência, os linchamentos, a falta de respeito com o próximo e essas coisas são difíceis de reverter. Impossíveis não, mas muito difíceis! Claro que, mulheres fazem xixi sentadas, homens em pé, mulheres são mais sensíveis, mas homens TAMBÉM SÃO, da maneira deles, mulheres têm a possibilidade de ter filhos, homens não. Mas não acho certo limitar o sujeito em certas situações. O ser humano em si já é tão limitado, se ainda tem uma sociedade que limita a coisa fica terrível!
Em pleno século XXI ainda se escuta coisas tipo “aquela profissão é de mulher”, “aquela é de homem”. Não existe mais isso, se você se capacita, você pode exercer qualquer função. Claro que, como li no livro Porque os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor, cada um é mais produtivo e tem mais facilidade em determinada área, o que não os impede de trabalhar com isso. E sinceramente acredito muito nisso, somos capazes de qualquer coisa. Tanto para o bem quanto para o mal. E infelizmente, ainda há pessoas que ensinam seus filhos se determinada coisa é de mulher ou de homem. Ainda há pessoas que vivem na ignorância e que acabam com algumas vidas por causa de uma mentalidade retrógrada.


Priscila Calheiros

segunda-feira, 24 de junho de 2013

[+] Sobre as manifestações.


Essa semana o povo resolveu ter voz e foi às ruas gritar pelos seus direitos. Como estavam dizendo, não foi só pelos 0,20 centavos a mais nas passagens, mas foi pela lavagem de dinheiro no senado, foi pelas crianças que estão nas ruas, foi pela ordem e o progresso que o Brasil NÃO tem, pela palhaçada que é esse país. Enfim, a nação se comportou como tal e se fez ser vista. O Brasil foi um dos assuntos mais falados no MUNDO e fez algumas lideranças estremecerem.
Só posso dizer que estou cheia de orgulho de fazer parte da geração que foi às ruas lutar pelos seus direitos, que soube o que fazer e que fez. Que cansou de esperar por mudança, que parou de acreditar nas promessas e que, acima de tudo, mostrou quem realmente é grande. Mostrou que tem capacidade e inteligência para entender que se tem dinheiro pra copa, tem pra saúde, educação, pra segurança. Porque não se come bolas e estádios de futebol, não se estuda em 90 minutos de jogo e nem se é atendido pelos médicos ilustres das seleções. O povo tem que “pagar pau” e pegar sua fila no SUS e se tiver sorte, conseguir pegar a senha pra ser atendido pelo médico. Tem que ver seus filhos com um PÉSSIMO ensino nas escolas públicas porque a maioria dos professores não são capacitados e não tem estímulo pra ensinar. E nos casos mais críticos, tem que ver seus filhos morrendo com uma bala perdida sem a mínima segurança. Esse é o país da copa, o país verde-amarelo que pára pra assistir aos jogos enquanto os futuros da nação estão virando traficantes.
Eu não tenho nada contra jogos, pelo contrário, amo meu país e torço sim para que a seleção ganhe. O problema é que, se tem dinheiro pra investir no futebol, TEM QUE TER pra população que trabalha pra ganhar um salário mínimo, esse que no fim do mês tem um monte de coisa sendo descontado (acho isso um absurdo).
O povo tem voz e precisa mostrar que tem. Mas como em tudo, tem um lado positivo e um lado negativo. Tiveram os incapazes que foram às ruas quebrar, destruir, roubar e denegrir a imagem do manifesto. O que não conseguiram, já que a maioria estava protestando de forma pacífica. Esses sim, são os fortes, guerreiros, que não precisam ser vândalos para serem ouvidos. Esses gritaram mesmo se tivessem ficado calados.
Eu como formadora de opiniões, como ser humano e pessoa pronta pra lutar pelo que eu quero, espero que não acabe por aqui, que de forma pacífica façamos à diferença e continuemos protestando contra curas gays, imposição de gente suja, nosso dinheiro sendo roubado, atos médicos, Felicianos, pobreza, falta de investimento na nossa gente, falta de caráter dos ditos líderes do Brasil. Nós somos o povo, somos a nação e a decisão é nossa! O gigante finalmente mostrou a sua cara!


Priscila Calheiros

quinta-feira, 13 de junho de 2013

[+] Orgulho do pai que eu tenho.


Meu pai bebia muito, ficava bêbado, incomodava um, incomodava outro, ninguém agüentava mais. Por conta própria resolveu se internar em uma clínica para dependentes químicos, mesmo com o diagnóstico de um profissional dizendo que ele é um bebedor compulsivo e não alcoólatra. Ficou mais tempo do que era necessário, por conta própria. Aprendeu sobre as doenças (alcoolismo e outras dependências), trabalhou, aprendeu a forrar a cama, e etc. Hoje, graças a Deus e ao seu esforço ele não ingere mais bebidas alcoólicas. Contudo, ele substituiu o álcool por Coca Cola Zero, e bebe em grande quantidade. E sempre que estou com ele à queixa é a mesma: as pessoas reclamam que ele bebe muito refrigerante, e faz mal, e contém mais doce que a Coca normal, e blá blá blá. Agora, me diga, qual é o pior? Ele ser um bêbado, chato, inconveniente, ou ele estar sem beber e tomar a Coca Cola dele, sem perturbar ninguém? Sinceramente, eu acho que além do dinheiro ser dele e ele PODER FAZER O QUE BEM ENTENDER COM O PRÓPRIO, ele deve ser reconhecido por conseguir superar sua compulsão, na linha do “SÓ POR HOJE FUNCIONA”, vencendo um dia de cada vez, preservando sua saúde, seu psicológico e me alegrando cada dia mais. Infelizmente, o ser humano está mal acostumado a se preocupar mais em tomar conta da vida dos outros e achar defeitos e erros do que reconhecer as superações e alegrias que o outro traz consigo.
Eu dou todo apoio ao meu pai, e faço questão de o ver tomando Coca Cola Zero! No fim, ele não vai cair bêbado, não vai se machucar nem passar mal, não vai fazer nada daquelas coisas que já me deixaram triste um dia. Ele simplesmente vai me contar mais uma história engraçada e me fazer rir. Vai ser simplesmente ele mesmo, o meu pai.


Priscila Calheiros

domingo, 2 de junho de 2013

Visita ao GACC. #SauloLindo #AmorDemais #MeuMeuEMeu #Anjo

Hoje fiquei toda orgulhosa, fui no GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer) em Salvador, fazer uma visita do estágio e além de ver que as crianças e adolescentes são muito bem cuidados, em um dos murais de fotos tinha essa lindeza, meu Saulo lindo, a primeira foto que vi! rsrs
Príncipe Saulo Fernandes
*--*


 

Dever de Sonhar - Fernando Pessoa.

Dever de Sonhar

Eu tenho uma espécie de dever, dever de sonhar, de sonhar sempre,
pois sendo mais do que um espetáculo de mim mesmo,
eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso.
E, assim, me construo a ouro e sedas, em salas
supostas, invento palco, cenário para viver o meu sonho
entre luzes brandas e músicas invisíveis.

Fernando Pessoa