quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Livro: O monge e o executivo, pág. 108.

Determinismo Revisitado

"Fui ao meu psicanalista - para ser psicanalisado
Esperando que ele pudesse me dizer por que esmurrei os olhos do meu amor.
Ele me fez deitar no divã para ver o que poderia descobrir
E eis o que ele pescou do meu subconsciente:
Quando eu tinha um ano mamãe trancou minha bonequinha num baú
E por isso é natural que eu esteja sempre bêbada.
Um dia, quando eu tinha dois anos,

vi papai beijar a empregada
E por isso agora sofro de cleptomania.
Quando eu tinha três anos senti amor e ódio por meus irmãos
E é exatamente por isso que espanco todos os meus amantes!
Agora estou tão feliz por ter aprendido essas lições que me foram ensinadas
De que tudo o que faço de errado é culpa de alguém
Que tenho vontade de gritar: viva Sigmund Freud!”


Autor desconhecido.

Livro: O monge e o executivo, pág. 108.

domingo, 9 de setembro de 2012

Livro: As mais belas frases do mundo.



“Se és uma gota d’água não
pretendas ser o lindo e poderoso Sol, pois
uma simples nuvem pode impedi-lo de
iluminar a Terra.
E o que é a nuvem senão um conjunto
de pequeninas gotas?! Feliz é a ‘gota’ que
descobrir isso.”


“Se fores
uma nuvem, contenta-te e não queiras ser
a forte e dura rocha que enxergas, lá
embaixo, nas encostas do mar. Porque a
rocha um dia não existirá mais. E quem a
destruirá? Serão
outra vez as gotinhas d’água que, vestindo
roupa de nuvem, depois, cairão como chuva
e, fantasiadas de riacho, correrão para o
mar.”

“E caso já
sejas um pequeno riacho não lutes para ser
o mar, pensando que por ser poderoso o
mar não tem problemas. Todos os têm. O
mar ruge e sofre sendo chicoteado dia e
noite pelo vento que o impele contras as
encostas das montanhas. O vento cavalga e
açoita o mar.”

“Mas se és o
mar, não tentes ser, então, aquela parte
alta da imponente montanha que não tem
contato com a erosão causada pelas águas.
Porque o vento, que não dá tréguas ao mar,
incomoda também a montanha e, aos
poucos, vai destruindo-a pelos milênios
adiante. Como o vento é poderoso! O que
pode incomodá-lo?”

“Então, pela ilusão de querer ser o
outro, talvez penses: ‘Quero ser o vento!’
E outra vez te enganas! O vento
segue a mesma lei do Universo. Para existir
e ser forte, o vento depende do calor do Sol
que, ao aquecer o ar, o faz nascer. O vento
não existirá se o Sol não quiser. Aquele
mesmo Sol que é ofuscado por um conjunto
de gotinhas...a nuvem! A lei máxima do
Universo é: O ÚNICO QUE NÃO TEM
LIMITAÇÕES É DEUS.”

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

[+] (...) É um amor amigo, companheiro, físico, egoísta e sincero.

Sabe quando você ama uma pessoa de montão e não sabe expressar isso? Quando você está com ela tudo fica mais bonito, mais calmo, mais sereno.
Vocês dois juntos fazem uma combinação perfeita, um é o côncavo, o outro é o convexo. São amigos, irmãos, as asas um do outro, o mar que o outro navega. São as mãos dadas, o calor de um carinho, a poesia das conversas nem nexo. Eles são um do outro, de uma maneira técnica e avançada. Eles se querem um perto do outro, como uma necessidade básica de sobrevivência.
Mas algo os impede de estar juntos: A necessidade de outros olhares, de outras mãos, de outros terrenos. Cada um, procura em outros corpos aquilo que eles só achariam neles mesmos. E o pior, eles são um do outro e nem sabem disso. Se veem apenas como melhores amigos e nem percebem que se conquistam todos os dias.

Um fato que eles nem percebem, porque estão tão preocupados em achar o que estão procurando que já acharam e nem se deram conta.
É um amor amigo, companheiro, físico, egoísta e sincero. Eles não se permitem um ao outro, mas também não se permitem ser de outros. E continuam buscando, procurando, almejando aquilo que já tem. Ninguém entende porque eles ainda não estão juntos. Só eles não enxergam. Quem sabe, uma hora, como num susto, eles se vejam sendo deles mesmos e parem de se perder, e enfim, se achem.


Priscila Calheiros

domingo, 2 de setembro de 2012

Mário Quintana


Um dia descobrimos que beijar uma pessoa para esquecer outra, é bobagem.
Você não só não esquece a outra pessoa como pensa muito mais nela...
Um dia nós percebemos que as mulheres têm instinto "caçador" e fazem qualquer homem sofrer ...
Um dia descobrimos que se apaixonar é inevitável...
Um dia percebemos que as melhores provas de amor são as mais simples...
Um dia percebemos que o comum não nos atrai...

Um dia saberemos que ser classificado como "bonzinho" não é bom...
Um dia perceberemos que a pessoa que nunca te liga é a que mais pensa em você...
Um dia saberemos a importância da frase: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas..."
Um dia percebemos que somos muito importante para alguém, mas não damos valor a isso...
Um dia percebemos como aquele amigo faz falta, mas ai já é tarde demais...
Enfim...
Um dia descobrimos que apesar de viver quase um século esse tempo todo não é suficiente para realizarmos
todos os nossos sonhos, para beijarmos todas as bocas que nos atraem, para dizer o que tem de ser dito...
O jeito é: ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida ou lutamos para realizar todas
as nossas loucuras...
Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação.


Mário Quintana