domingo, 16 de março de 2014

Todas as cartas de amor são ridículas. [Fernando Pessoa]

Todas as cartas de amor…


Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.

Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.

As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.

Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.

Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.

A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são
Ridículas.

(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas.)



Fernando Pessoa

Desejo - Victor Hugo

DESEJO




Desejo primeiro que você ame,
E que amando, também seja amado.
E que se não for, seja breve em esquecer.
E que esquecendo, não guarde mágoa.
Desejo, pois, que não seja assim,
Mas se for, saiba ser sem desesperar.

Desejo também que tenha amigos,
Que mesmo maus e inconseqüentes,
Sejam corajosos e fiéis,
E que pelo menos num deles
Você possa confiar sem duvidar.
E porque a vida é assim,
Desejo ainda que você tenha inimigos.
Nem muitos, nem poucos,
Mas na medida exata para que, algumas vezes,
Você se interpele a respeito
De suas próprias certezas.
E que entre eles, haja pelo menos um que seja justo,
Para que você não se sinta demasiado seguro.

Desejo depois que você seja útil,
Mas não insubstituível.
E que nos maus momentos,
Quando não restar mais nada,
Essa utilidade seja suficiente para manter você de pé.

Desejo ainda que você seja tolerante,
Não com os que erram pouco, porque isso é fácil,
Mas com os que erram muito e irremediavelmente,
E que fazendo bom uso dessa tolerância,
Você sirva de exemplo aos outros.

Desejo que você, sendo jovem,
Não amadureça depressa demais,
E que sendo maduro, não insista em rejuvenescer
E que sendo velho, não se dedique ao desespero.
Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor e
É preciso deixar que eles escorram por entre nós.

Desejo por sinal que você seja triste,
Não o ano todo, mas apenas um dia.
Mas que nesse dia descubra
Que o riso diário é bom,
O riso habitual é insosso e o riso constante é insano.

Desejo que você descubra ,
Com o máximo de urgência,
Acima e a respeito de tudo, que existem oprimidos,
Injustiçados e infelizes, e que estão à sua volta.

Desejo ainda que você afague um gato,
Alimente um cuco e ouça o joão-de-barro
Erguer triunfante o seu canto matinal
Porque, assim, você se sentirá bem por nada.

Desejo também que você plante uma semente,
Por mais minúscula que seja,
E acompanhe o seu crescimento,
Para que você saiba de quantas
Muitas vidas é feita uma árvore.

Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro,
Porque é preciso ser prático.
E que pelo menos uma vez por ano
Coloque um pouco dele
Na sua frente e diga "Isso é meu",
Só para que fique bem claro quem é o dono de quem.

Desejo também que nenhum de seus afetos morra,
Por ele e por você,
Mas que se morrer, você possa chorar
Sem se lamentar e sofrer sem se culpar.

Desejo por fim que você sendo homem,
Tenha uma boa mulher,
E que sendo mulher,
Tenha um bom homem
E que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes,
E quando estiverem exaustos e sorridentes,
Ainda haja amor para recomeçar.
E se tudo isso acontecer,
Não tenho mais nada a te desejar".




- Victor Hugo

sexta-feira, 14 de março de 2014

[+] Não ter dói demais, esquecer é quase impossível.

Depois de tudo o que aconteceu as coisas só pioraram. O convívio com algumas pessoas têm se tornado mais do que difícil e com o passar do tempo venho descobrindo quão terríveis as pessoas que dizem nos amar podem ser. Há alguns meses atrás talvez já fosse tudo tão difícil como agora, porém eu tinha alguém em quem eu confiava. Sempre havia aquela dorzinha dos problemas enormes que aterrorizam minha vida, mas sempre havia a hora de pegar o roteiro e ele estar lá me esperando, ou me esperava na passarela, ou na sala e nada mais doía ou machucava. Porque ele existia em minha vida. Ele me completava. Ele era a força que me fazia ir adiante. Podia ficar tudo escuro, eu podia chorar toda uma noite, mas sabia que no dia seguinte minha "cura" viria.
Até que ele virou a minha dor, e nada do que eu faça ameniza ou anula isso. E agora, a quem recorrer? Ele prometeu não deixar nada de mal me acontecer, prometeu estar comigo em todos os momentos e onde ele está agora? Insistindo em uma relação doentia, suja, desleal, infeliz. E pior, me deixando sem a força que me mantinha de pé.
Como é complicado viver sem determinadas pessoas. Porque elas se tornam parte de nós, como um braço ou uma perna. Sempre é terrível ficar sem alguma parte essencial da gente. E ele era essencial pra mim. Era a cor da minha vida, o encanto dos meus dias e das minhas noites, era o cumprimento da promessa de felicidade pra mim. Ele era meu tudo, meu amigo, meu amor, meu desejo, minha esperança. Ele era o melhor de mim. Me tirava dos piores pesadelos, me fazia ser a mulher mais ingênua e a menina mais mulher do mundo. E agora, quem vai preencher esse vazio? Quem vai me dizer que vai ficar tudo bem quando essa dor insuportável, que me destrói por ouvir coisas terríveis de quem deveria querer o meu melhor e cuidar de mim, invadir meu coração e minha mente? Quem vai cuidar quando eu estiver assim sangrando?
Só queria que tudo tivesse sido um pesadelo, uma brincadeira de mal gosto e que ele aparecesse e me dissesse que nada separaria a gente e que ele estava ali e a dor ia passar. Só queria ser o bastante, ser o suficiente, ser o motivo pelo qual ele quisesse ficar. Que ele permanecesse para sempre comigo, porque era com ele que eu sonhava em ser feliz, era ao lado dele que eu planejava ficar velhinha. Era por ele que eu tinha vontade de lutar, de crescer, de ir além do que era possível.
Porque era com o amor dele que cessariam as minhas dores, era com ele que eu sairia de casa, que acabariam os desaforos, os insultos, não viveria mais essa tragédia de vida. Eu só seria feliz, feliz e feliz com ele, sempre, sempre e sempre.
Hoje eu me aperto pra ver se a dor passa ou ameniza, me abraço na carência do seu abraço e choro pra colocar pra fora a falta que ele me faz. No intuito de um dia, acordar e sentir que passou, que não dói mais, que já não pertenço mais a dor. Que já consigo respirar sem ajuda de aparelhos. Que já consigo viver sem ele, o meu amor, meu idiota, meu...
Priscila Calheiros

quarta-feira, 12 de março de 2014

[+] A nota de cem...

Aí a MÚSICA diz "eu faço dinheiro, dinheiro chama mulher (...) joga a nota de cem que ela vem".
Acabo de escutar e meus ouvidos não acreditam no que ouvem. Ta ficando cada vez pior minha gente, e o pior do pior é que as MULHERES gostam, dançam e realmente entram na vibe de ir atrás da nota de cem. Não importa como foi conseguido a nota de cem, ELAS estão indo atrás.
Realmente não entendo uma cultura onde por mais esculhambada que a criatura esteja sendo, ela continua lá descendo e subindo. Quanto mais baixa o CANTOR deixá-la, melhor.
E o pior do pior do pior é ainda ver algumas reclamando que homem é tudo igual, que eles só querem usar, que não respeitam e tal. E o pior do pior do pior do pior é que tem homens que querem tratar as que TRABALHAM para conseguir AS SUAS notas de cem da mesma forma que as MULHERES que são CHAMADAS pela nota de cem se permitem ser tratadas.
Não entendo e obrigada Deus, por ser o que eu sou e como eu sou.

Priscila Calheiros