sexta-feira, 19 de junho de 2015

Tchau, se cuida.

Eu poderia ter ficado, sabe? Mas seria injusto te levar a algum lugar que eu não conseguiria chegar ou seguir com você pra um destino que eu desistiria de ir no meio do caminho. Eu poderia ter te ligado, te contado como foi bom nossas noites juntos e dizer que tudo isso estava chegando a um fim, que toda essa voz trêmula era, na verdade, uma despedida. Eu poderia ter batido na tua porta e ter dito que finalmente consegui sair da tua vida pela porta dos fundos e poderia te explicar o quanto tudo isso te faria se sentir melhor. Eu poderia ter continuado, ter segurado com força as tuas mãos, ter te dito que jamais existiria um fim entre nós dois. Poderia ter te feito acreditar que seria eu, ter depositado toda confiança em você e ter recebido toda a tua entrega, até que, por fim, poderia ter te deixado no chão procurando qual direção seguir e tentando entender como eu me perdi de você.

Eu poderia ter aceitado ir na casa dos seus pais, jantar com a sua família, conhecer seus primos e assistir a programação de domingo sem se sentir entediado, ao invés de ter desistido no meio do caminho e ter inventado que estava indisposto pra não te machucar. Eu poderia ter mandado algum desconhecido te entregar flores e chocolates em formato de coração com um bilhete te chamando de amor e jurando entregar toda minha vida pra você. Poderia ter sorrido pra você enquanto queria encontrar um só jeito que não te machucasse com a minha saída. Poderia desistir de desistir de você e continuar te levando pra novos lugares, te apresentando pros meus amigos como a minha mais nova paixão e ouvindo os meus pais elogiarem o teu sorriso, teus olhos e o teu jeito de se comportar pra vida e se dedicar ao amor. Poderia ter feito pastel de forno pra você, ter cozinhado a melhor macarronada que você já comeu na vida, ter levado comida na cama em um dia desses que você dormisse aqui e acordasse com dor nas costas porque eu insistia eu me jogar por cima de você, poderia responder os pedidos do seu pai e realizar os desejos da sua mãe de cuidar bem de você, te dar carona até o trabalho e olhar pelo retrovisor do carro como você sonhava com a gente e poderia ter sonhado junto com você também. Poderia te levar comigo, aqui dentro, te colocar pra dormir em mim e te acordar só pra falar do nosso amor. Poderia ter te enchido de abraços, ter te transbordado de sinceros beijos, ter te deixado abarrotada de mim até que por fim, te dissesse que seria assim, pra sempre. Poderia te prometer milhões de coisas, falar nos finais das ligações e de todas as despedidas, aquela frase clichê que sempre te alivia, e ter te contado sobre como a saudade reagiria em mim ao soltar as tuas mãos.

Poderia ter cuidado de você, te fazer entender sem precisar dizer uma palavra que era amor o que havia entre nós. Poderia ter aceitado teu rosto em meu peito, ter acariciado as tuas bochechas e ter feito você dormir em meus braços num filme qualquer. Poderia te cobrir quando teus pés saíssem do cobertor, ter deixado meus braços pra te servir como travesseiro, ter colocado teu corpo junto ao meu e ter sorrido te desejando que ficasse comigo pra sempre, em alma e coração. Eu poderia ter aceitado viajar com você pra Buenos Aires, te levar pra passar um final de semana no litoral, ter respondido tuas mensagens com textos longos ao invés de carinhas com vergonha enquanto encontrava a coragem pra te dizer que eu não queria mais continuar porque o meu relógio estava atrasado se comparado ao teu e os meus ponteiros estavam soltos e desorientados demais. Eu poderia te responder quando você me convidou pra dormir aí, ao invés de desconectar e no outro dia, dizer que fiquei sem internet e nem tive como te responder.

Eu poderia ter arrumado meu quarto e organizado a minha vida todas as vezes que você passasse por aqui, trocaria os lençóis velhos pelos que eu comprei na semana passado pra que, em mim, você se sentisse melhor. Poderia ter te acolhido de vez, ter te falado das minhas lembranças e ter dito que você se tornaria a melhor delas. Poderia ter saído mais cedo, ter te dado um beijo na testa e ter rezado pra que a tua alma sentisse o afeto que tenho por você. Poderia ter escrito um bilhete em um pedaço de papel rasgado da última folha da minha agenda te dizendo que tinham sanduíches prontos, um copo de beijos ao mel e um amor quente saindo do meu peito pra você devorar sem receito algum. Poderia ter preparado surpresas, um discurso bonito no teu aniversário, ter feito você chorar de amor, ter te perguntando se cê leu o horóscopo do dia e ter de dito que a combinação dos signos nunca esteve tão certa sobre nós. Poderia ter feito você se sentir única e ter me visto como uma grande possibilidade pra te fazer feliz outra vez.

Eu só espero que você se entregue em outro ombro e que encontre conforto suficiente pra dormir e ficar. Espero que se sinta completa em um outro peito e imune a todos os amores mutilados. Espero que você receba, nas suas próximas segundas-feiras mensagens te agradecendo pelo final de semana empolgante! Que nas suas viagens, você esteja acompanhada por alguém que ache graça nos quartos apertados do Hotel, que não desconte a raiva em você se o pneu do carro furar ou se o voo atrasar, que aproveite cada segundo ao seu lado e que ao invés de chiliques, te convide pra tomar um sorvete enquanto as coisas se consertam. Espero que você encontre alguém que te faça sentir a maciez de um banco duro ao te dar as coxas como acento e que te ocupe ao ponto de você nem perceber que fila do banco acabou e já chegou a sua vez. Espero que você olhe pro lado e enxergue alguém capaz de ser pra você, alguém que te ligue pra te dizer que quer te ver quando você sair do trabalho, alguém capaz de encontrar as tarraxas dos seus brincos, de pesquisar os melhores preços em restaurantes mais próximos e saber, exatamente, até onde ir pra te fazer feliz e onde parar pra não te roubar o sorriso do rosto. Espero que você, no próximo inverno, esteja com alguém que não desistirá de jantar com você, que não poupará palavras pra te dizer o quanto o amor vale a pena e que não pensará duas vezes em parar pra comprar chocolates pra você no meio do caminho pra sua casa. Alguém que entenda a diferença entre ''apenas falar em saudade'' e ''correr ao teu encontro''. Não adianta forçar, eu não devo te aceitar por carência muito menos posso te querer só porque você já decidiu por você. Por mais que os meus amigos digam que eu vivo jogando fora as oportunidades, por mais que seus pais perguntem por mim e você tenha que dizer com tamanha incerteza que eu devo estar bem, por mais que alguém pergunte sobre nós e a gente tenha que dizer que acabou antes mesmo de começar, só a gente entende porquê entre tantos olhares, sorrisos, abraços e beijos molhados, a gente preferiu ficar no aperto de mãos e um ''tchau, se cuida''.

Iandê Albuquerque

Fonte: http://www.iandealbuquerque.com.br/2015/05/tchau-se-cuida.html?m=1

Ser inteiro.

Graziela Bergamini / Psicóloga

O profissional da psicologia (e de muitas outras áreas), tem espaço em todo e qualquer lugar onde houver "pessoas". O campo de trabalho, é extremamente vasto e rico em oportunidades. Muitas vezes pensamos de forma estreita "preciso arrumar um emprego; preciso conseguir ganhar um salário que seja suficiente; preciso encontrar uma empresa que entenda meu valor profissional". Quando pensamos apenas desta forma, estamos perdendo enormes possibilidades de expandir e criar novas maneiras de entregar nosso serviço. Tive uma cliente, (na verdade ela era fisioterapeuta), que apesar de gostar da profissão, dizia que era uma pena não "dar dinheiro". Por isso, ela se contentava com o suficiente. Aliás, ela dizia que nenhuma profissão da área da saúde era algo que "desse dinheiro". Com o tempo, fomos trabalhando esta crença, questionando suas origens e sua validade. Ela começou a duvidar, buscar exemplos de profissionais da saúde que fossem bem sucedidos financeiramente, começou a pensar "fora da caixa", criar novas formas de trabalhar. Ela percebeu o quanto estava amarrada a pensamentos limitantes sobre sua profissão e também sobre sua capacidade de obter retorno. Hoje ela está muito bem e já faz tempo que essa preocupação não faz mais parte de sua vida. Ela ama o que faz, tem inovado a forma de oferecer os seus serviços, ganha cada vez mais e confia em sua capacidade. Esse exemplo foi para ilustrar o poder que as crenças negativas e limitantes possuem sobre nossas ações e escolhas. Quando você procura um trabalho, com que atitude está fazendo isso? De onde partem as suas ações? Do desespero? Ou do entusiasmo? Do medo? Ou da vontade de crescer? Podemos não estar no lugar onde queremos, mas se estamos a caminho, então estamos no lugar certo. Se estamos fora desse lugar e nem mesmo a caminho dele, talvez seja hora de parar e questionar nossos pensamentos. O que você pensa sobre sua capacidade, seu merecimento, o que voce pensa sobre dinheiro, carreira, trabalho, o que você pensa sobre sua própria profissão? Será que você está no lugar certo? Será que realmente "banca" ser quem realmente é? Banca oferecer sua maior autenticidade? Será que está usando uma roupa que não é sua? A impressão que eu tenho, é que a vida quer que a gente seja autêntico, fazendo o que eu mais amamos, entregando o melhor que podemos, buscando o melhor de nós sempre, e esse caminho não tem fim. A vida quer que a gente se coloque inteira em cada coisa e aí o retorno vem inteiro. Eu por exemplo, durante um bom tempo, doei pouco de mim, por não acreditar nas minhas vontades e sentimentos, por não confiar na minha capacidade, por achar que meus interesses, não interessavam. Eu pus pouco de mim no mundo, porque não quis colocar mais, achando que dar muito é ficar com pouco. Na verdade, doar-se de um lugar verdadeiro, doar-se inteiro, gera retorno, dizem que é lei universal. Fazer isso de um lugar de "máscaras" ou de um sentido apenas da "obrigação", não gera retorno, porque a vida nunca pode ser enganada. O mais importante desse texto é deixar a ideia de que se você acredita nos seus sentimentos, (que são indicadores de caminhos, tanto certos quanto errados, quanto mais certo, mais feliz, mais errado, infeliz), acredita que merece ter tudo que deseja, acredita que se colocar o máximo de tempo, recurso, vontade, energia naquilo está oferecendo ao mercado, o retorno vem. Vem no tempo certo, vem em todos os sentidos.

Graziela Bergamini

Site: www.grazielabergamini.com.br

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Mas, o maior de todos, é o amor...

1 Coríntios: 13. 1. Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. 2. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 3. E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 4. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, 5. não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6. não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; 7. tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8. O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 9. porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; 10. mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado. 11. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. 12. Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido. 13. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor. - Bíblia JFA Offline

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Semelhante atrai coisa semelhante.

Em tudo na vida, semelhante atrai semelhante. Você abre a torneira da sua casa e a água sai. Essa água vai depois para o esgoto, do esgoto vai para o rio, do rio vai para o mar. Água vai para água. Dinheiro vai para quem? Vai para quem tem dinheiro, não vai para pobre. Sucesso vai para quem tem sucesso. Amor vai para quem tem amor. Ódio vai para quem tem ódio. Coisas semelhantes atraem coisas semelhantes.
Dr. Lair Ribeiro

segunda-feira, 1 de junho de 2015

[+] E Junho já chegou...

Brincando, brincando, já estamos no meio do ano. O tempo tem passado rápido demais e Junho já chegou. Mês do friozinho, aqui no Nordeste mês das festas juninas, com todas aquelas comidinhas que eu adoro. Mês do forró, das fogueiras, dos interiores ficarem cheios.
Mas, eu tô mais concentrada nas coisas que eu fiz até aqui, e concluo que foi muito pouco diante do que eu já poderia ter feito. Ultimamente tenho me sentido paralisada. Muitas coisas e quase tempo nenhum para fazê-las. E nisso, a vida vai passando que a gente nem vê. Como o ano que outro dia começou e já está no meio. E já já estaremos falando em Natal. Ta passando depressa demais, e nem ao menos estamos percebendo. E nem vivendo.
Hoje, quando vi que era dia primeiro, me questionei sobre como tenho vivido e o que estou deixando de viver. Me fiz algumas perguntas: o que falta para eu ser feliz? Porque não deixo de lado aquilo que me faz sofrer? Porque não alcansei meus objetivos ainda? E sinceramente, as respostas não foram boas. Se questione como eu me questionei. Não permita que Junho do ano que vem chegue e você se pergunte porque passou tão rápido. Ano que vem, em Junho, tenha a convicção de que passou rápido sim, mas você viveu cada infinito segundo desse tempo que se passou.
Que o frio do Inverno não congele seu coração. Que como as fogueiras juninas, cada atitude sua venha ser movida com calor. Que tenha amor, que tenha afeto, que seja leve, mas acima de tudo, faça dar certo. Faça valer a pena. Que nada seja em vão.
Ainda tem 6 meses para tudo acontecer em 2015. Ou até mesmo nada. Nem tudo nem nada. Mas que algo aconteça.
Não te peço nada Junho, apenas passe.
Priscila Calheiros