segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Quem não sabe o que quer, perde o que tem.

Estar com alguém é dividir os anseios, compartilhar a alegria das conquistas e as lágrimas da aflição. É acreditar, quando menos se espera. Fazer acontecer, tornando o inesperado apenas uma questão do próprio querer. Estar com alguém é dar as mãos para caminhar, fechar os olhos para sincronizar os sonhos e abraçar forte, quando o momento é frágil. É prosperar o improvável e ter esperança no impossível. Estar com alguém é multiplicar, somar e jamais subtrair. É sempre dividir. Estar com alguém é buscar no outro, as características que desejamos para nós mesmos. É se tornar exemplo, daquilo que almejamos e merecemos. Estar com alguém é um simples gostar, um despertar da paixão ou um amor para se entregar.
Acompanhar alguém é se doar: seja com desgastes físicos ou psicológicos. Parceria é o que faz o eternizar de um relacionamento. Você sabe o que significa ter alguém, ou tem alguém por simplesmente estar acomodado? Talvez, por carência? Contar, ajudar e oferecer são verbos básicos conjugados em uma relação à dois. O toque, o sentir e a presença contínua e frequente, é o reflexo da estabilidade.
Não se tem aquilo que não assume, que não caminha com passos sincronizados aos seus. Não se tem aquilo que se mantém ausente, que não te coloca como prioridade de presente e futuro. Não se tem aquilo que deveria suprir o básico, mas não disponibiliza o mínimo. Não se tem aquilo que te humilha, que te faz acreditar sozinho e que suga todas as suas crenças sobre o que é amar e ser amado. O amor não se questiona, ele se afirma, quando recíproco. Não se tem aquilo que se implora, que suplica ou que persiste no erro. Não se tem aquilo que insiste, persiste e não desiste da mudança do outro. O controle não está com você, as pessoas mudam pelo simples fato de querer, de buscar por melhorias. Não se tem aquilo que te faz sofrer, que evacua dentro de você, que não se apresenta para quem te importa. Não se tem aquilo que te ignora, que vive de aparências e que não faz nenhum plano ao seu lado. Não se tem aquilo que te deixa sozinho, enquanto todos ao seu redor estão acompanhados. Não se tem aquilo que nunca teve: uma vez em que você faz tudo o que está ao seu alcance para solidificar o relacionamento e de nada resulta, por depender do outro, isso que vocês vivem não pode ser nomeado dessa forma. Não existe um relacionamento unilateral, você está completamente iludido por um amor platônico. E pelo visto, você está alimentando as próprias minhocas da sua mente e imaginação. Não se pode afirmar como amor, um sentimento em que se deseja alterar por completo o perfil e as atitudes do outro.
Uma vez em que você gostou de alguém, como agiu diante disso? As coisas simplesmente acontecem, porque você quer que aconteça. Ninguém vai te pedir isso ou aquilo, é natural e espontâneo. Relacionamento é uma troca: de experiências e aprendizados. Você ensina muito, e absorve o dobro em conhecimento. Uma pessoa que não estabelece limites, não sabe o que quer da vida. Se você aceita migalhas e come todas elas ajoelhado no chão, não se ofenda em ser chamado de formiga. Uma vez aceitado essa condição, tenha em consciência que é irreversível. Afinal, um alguém que gosta de você, só vai te fazer ajoelhar no altar.
Parceria é muito mais do que ser amigo. Parceria é sinônimo de lealdade, companheirismo e fidelidade. Parceria é não ter vergonha em orientar o próximo. Parceria é não precisar se preocupar com o dia, a hora e o lugar: você sabe que esse alguém estará, independente de onde for, com você ou te esperando. Parceria é combinar, reajustar, entrar em consenso, afinidade e intimidade. Parceria é largar o que for preciso por necessidade, solidariedade ou saudade. Parceria é ser e estar, o tempo todo. Parceria é a pressa que move para os sorrisos mais sinceros e o brilho no olhar que se remete a felicidade. Parceria, antes de qualquer coisa, é uma palavra importante contida no dicionário. Uma vez em que não se sabe o significado correto dela, é covardia usar para tentar agradar alguém. Não se pode chamar alguém de parceiro, se nem ao menos você é ou sabe o que isso representa.
Estar mal acompanhado é uma escolha sua. Afinal, se em dias de sol esse alguém te deixa fazer sauna solitário no quarto, em dias de chuva, esse mesmo alguém é incapaz de te esquentar. Se não existe equilíbrio, você tem a chance de mudar a previsão do tempo.
Existem tantas oportunidades te esperando para serem vividas. O verão está chegando: o sol te aquece, o mar te refresca e a alegria é contagiante. Estamos em tempos de festas, onde a prosperidade se faz destaque. Como você pode seguir adiante, sem ao menos ter certeza de quem tem ao seu lado? É o tempo de mudanças, de buscar a paz interior e amadurecer bem mais. A gente sempre acha que sabemos de tudo, mas desilusões nos provam o contrário. Você não é o primeiro, e não será o último. Toda estação tem o seu fim…
Plante as sementes do que quer agora, e obtenha resultados surpreendentes em seu jardim quando chegar a primavera. Quanto mais tempo demorar para cortar os espinhos que te impedem de conquistar rosas, mais dolorido será quando por ventura, elas pararem de nascer.
Corte o mal pela raiz. Quando se oferece o bem, se colhe o amor.
Quando se planta junto, a beleza se multiplica.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Daqueles textos que a gente lê e chora, chora e lê de novo...

Ela era a típica namorada ciumenta, sem estabilidade emocional. Já estávamos namorando a um bom tempo, e ela brigava por qualquer coisa, eu sempre dava um jeito de trazê-la de volta, acalmar ela, mas nesse dia eu não estava bem e acabamos brigando por causa de uma porcaria de celular, "não larga esse celular nem quando eu tô aqui" ela também gostava de dizer que eu mudei, que já não dava mais atenção pra ela como antes, e que já nem sabia se eu ainda a amava.. Isso me entristeceu pois sempre fiz tudo por ela, mas em um ato de infantilidade, tratei-a com muita indiferença como se ela fosse um "tanto faz" "quer ir vai," "não faz diferença pra mim" e foi o que ela fez... Arrumou as coisas dela e pediu pra que eu a levasse na estação de metro que era a algumas quadras da minha de casa.. Eu disse que não, que se ela fosse não precisaria voltar nunca mais. Ela olhou pra mim com os olhos cheios de lágrimas, pegou a mochila com as poucas roupas que tinha trazido pra passar o final de semana e saiu pela porta.. Eu pensei um pouco, levantei e fui até o portão, só que ela já estava longe, na ponta da rua. Vi suas pernas curtinhas, passos rápidos, levantando o ombro que estava a alça da mochila e aquela puxadinha que ela costumava dar na calça quando o jeans era justo, ela olhou pra trás por um longo segundo antes de virar a esquina.
Aquela, foi a última vez que eu a vi...
Dois dias depois sabe o que ela era pra mim? Desaparecida. Não chegou em casa.
A mãe pensou que tinha passado o final de semana comigo mas ela voltou no mesmo dia que chegou.. Bateu o desespero!!! Que não teve nem tempo de durar muito, porque algumas horas depois a mãe dela ligou pra minha casa dizendo que a culpa pela filha dela estar no necrotério público era minha.
Foi assaltada no caminho da estação, levou 2 facadas, uma no meio da mão, provavelmente pra se defender e uma no pescoço, fatal. Levaram só o celular.
Cada palavra da reportagem que eu lia no jornal era como se fosse uma facada na minha alma. Chorei por dois dias. Perdi o emprego, pois não tinha capacidade de ir trabalhar, parei com os estudos, me tranquei no meu quarto onde passei os próximos 7 meses dormindo e torcendo pra nunca mais acordar, indo ao banheiro, sem vontade de comer, tentei me suicidar duas vezes... Mas isso só me rendeu alguns pontos e dor, muita dor.. A dor das feridas não era nada comparado a dor do arrependimento que eu sentia, por não ter corrido mesmo descalço até o fim da rua atrás dela e dizer "amor volta pra casa, ta frio aqui" ou qualquer coisa que fizesse ela voltar.. que trouxesse ela de volta pra mim, daria qualquer coisa pra ouvir as reclamações dela outra vez, que no fundo era só porque ela queria minha atenção, ou porque se importava comigo, provavelmente mais do que qualquer pessoa, é muito ruim quando você comete um erro, mas é horrível quando você sabe que nunca terá chance de conserta-lo.
Eu só quero dizer pra você que está lendo isso, que se você tem uma garota só sua que te ama, que não mede esforços pra estar com você, não deixe ela partir. Nunca. Segure ela com todas as tuas forças, abrace ela sempre que puder e diga que a ama, que ela é a coisa mais preciosa na tua vida, como eu não tive chance de fazer. Caso contrário, se um dia você deixá-la partir, você vai viver como eu, vazio e cheio de saudades dela.
Em uma noite fria de julho deixei minha namorada sair de casa sozinha, pra estação pegar o metrô.
Ela nunca mais voltou...


Oi, Moça



Dos seus (também!) heterônimos...

Trago dentro do meu coração,
Como num cofre que se não pode fechar de cheio,
Todos os lugares onde estive,
Todos os portos a que cheguei,
Todas as paisagens que vi através de janelas ou vigias,
Ou de tombadilhos, sonhando,
E tudo isso, que é tanto, é pouco para o que eu quero.
(Álvaro de Campos) 

Fernando Pessoa




quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Tão somente creia!

Tem dias que desanimamos, nos sentimos fracos, achamos que tudo ao nosso redor conspira contra nós. Parece que uma corrente contrária toma conta da situação e somos uma formiguinha no meio de um furacão.
Tudo resolve acontecer para abalar nossa fé, nos fazer desacreditar que podemos! Nos fazer desistir dos nossos sonhos, das nossas metas. Como se déssemos três passos para frente e 10 para trás.
Mesmo que hoje não seja esse momento em sua vida, com certeza em algum momento você se sentiu sozinho, indefeso, cansado, oprimido. Ou, talvez, esse seja exatamente seu momento atual.
Independente do omento ou da circunstâncias,eu quero te dizer que você pode! Você vai conseguir! Não permita que situação alguma abale sua fé, sua confiança Naquele que é poderoso para fazer infinitamente mais por você.
Não deixe que ninguém diga que você não vai conseguir, ou que seus planos não vão dar certo. Não permita que joguem areia na sua felicidade.
Você merece viver o melhor! Deus trabalha enquanto dormimos, para que realizemos nossos sonhos. Ele sonha conosco!
Então, mesmo que tudo ao seu redor diga que não, creia! Ele ordenou que fôssemos fortes e corajosos. 
Ele, o próprio Deus, estará com você por onde você for...
Tão somente creia. A fé é a chave que abre a porta para o milagre. 
Que assim seja e que você tenha uma excelente Quinta-feira!
Um beijo.

Priscila



terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Precisamos falar sobre depressão...

Até 2020, a Depressão será a doença mais incapacitante do mundo, diz OMS


Ela chega de mansinho, assim como quem não quer nada. Num dia, você acorda triste, desanimado. No outro, bate uma sensação de vazio e uma vontade incontrolável de chorar, sem qualquer motivo aparente. A depressão é assim, um mal silencioso e ainda mal compreendido – até mesmo entre os próprios pacientes.
Considerada um transtorno mental afetivo, ou uma doença psiquiátrica, a depressão é caracterizada pela tristeza constante e outros sintomas negativos que incapacitam o indivíduo para as atividades corriqueiras, como trabalhar, estudar, cuidar da família e até passear.
De acordo com OMS (Organização Mundial de Saúde), até 2020 a depressão será a principal doença mais incapacitante em todo o mundo. Isso significa que quem sofre de depressão tem a sua rotina virada do avesso. Ela deixa de produzir e tem a sua vida pessoal bastante prejudicada.
Atualmente, mais de 120 milhões de pessoas sofrem com a depressão no mundo – estima-se que só no Brasil, são 17 milhões. E cerca de 850 mil pessoas morrem, por ano, em decorrência da doença.
Descrita pela primeira vez no início do século 20, a depressão ainda hoje é confundida com tristeza, sentimento comum a todas as pessoas em algum momento da vida. Brigar com o namorado, repetir o ano escolar e perder o emprego são motivos para deixar alguém triste, cabisbaixo. Isso não significa, porém, que o sujeito está com depressão. Em alguns dias, ele, certamente, vai estar melhor.
O desconhecimento real do funcionamento desse transtorno afetivo é o principal responsável por um dos maiores problemas para quem sofre com a depressão: o preconceito. Para Marcos Pacheco Ferraz, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), ele ainda existe e prejudica muito o paciente.
– Principalmente no ambiente de trabalho, onde há competições e cobranças por bom desempenho, é comum as pessoas nem comentarem sobre a enfermidade. Nesses casos, o melhor é tirar férias ou licença médica.
E não é só isso. A ignorância em torno da doença faz com que familiares e amigos, na tentativa de ajudar, piorem ainda mais a condição do depressivo.
Frases como “tenha um pouco de força de vontade”, “vamos passear no shopping que melhora”, “você tem uma vida tão boa, tá com depressão por que?” e “se ocupe com outras coisas que você não terá tempo de pensar em bobagens”, funcionam como uma bomba na cabeça de quem já se esforça, diariamente, para conseguir sair da cama.
– Isso mostra que as pessoas não conhecem o transtorno. Achar que é frescura ainda é comum. Elas não imaginam que o paciente não consegue reagir. Não depende de força de vontade.
A designer C.N., 35 anos, que passou por uma depressão severa há alguns anos, sabe bem o que é isso. Mesmo trabalhando em um ambiente com pessoas bastante esclarecidas, ela cansou de ouvir esse tipo de comentário. E os efeitos eram devastadores. Ela conta que “até críticas sobre o meu médico eu ouvi. Uma colega disse que ele não devia ser bom, pois depois de um mês de tratamento eu já deveria estar curada.”
– É incrível o poder que algumas palavras tem sobre o doente. A primeira coisa que as pessoas perguntavam era o motivo da minha depressão, pois eu tinha uma vida tão boa, uma família, filha, um casamento bacana, um emprego legal. O fato de não ter uma explicação para a doença me deixava péssima. Era um sentimento de culpa enorme.
Por isso, Ferraz diz que é muito importante a participação da família no tratamento. Eles precisam saber o que devem e o que não devem fazer em relação ao doente. Para ele, “fazer com que todos entendam o mecanismo do transtorno e como agem os remédios é fundamental para o sucesso do tratamento. Ainda existe o mito de que antidepressivo vicia, o que é um grande engano.”
Autora: Cláudia Pinho
(Fonte: noticias.r7.com )

sábado, 7 de janeiro de 2017

Não pare no tempo por alguém que continuou sem você.

Por mais que pareça egoísmo e descomprometimento, um dos maiores favores que poderemos prestar a nós mesmos sempre será desenvolver a capacidade de desapegar do que não tem retorno ou do que retorna peso inútil. A vida segue, com ou sem você prestando atenção nela, com ou sem o seu consentimento, com ou sem a sua presença. Andar na contramão do curso do tempo, por conta de estar preso a decepções, de nada adiantará.
Será inevitável, em muitos momentos, canalizarmos o que tivermos de melhor ao emprego inadequado, à amizade fajuta, ao parceiro errado, ao amor não correspondido. Da mesma forma, não fugiremos às decepções com as pessoas, com os acontecimentos, inclusive com as decepções em relação a nós mesmos. É preciso, portanto, saber deixar ir e estar pronto ao que estiver por vir.
Sofreremos a dor da não correspondência, da ausência de reciprocidade, pois nem sempre iniciaremos um relacionamento com alguém que esteja disposto a trocar, a doar-se, a enxergar o outro; bem como nem sempre conseguiremos manter aceso o nosso interesse por determinadas atividades, determinadas carreiras. A gente vai se reinventando e se transformando, porque a vida nos cobra isso, essa capacidade de se aprimorar e de se tornar melhor, mesmo em meio a raios e trovões.
E, nesse percurso, pessoas deixarão as nossas vidas, pessoas deixarão de nos amar, de nos querer, de precisar de nós em suas vidas. Eis um dos piores dissabores que enfrentaremos: deixar de ser amado. Quando o amor começar a ir sem voltar, não encontrando terreno acolhedor, sem que encontre acolhimento junto ao coração do outro, teremos que aceitar e deixar a pessoa ir.
É preciso deixar ir e deixar vir. Deixar o ódio, a mágoa, a culpa, o ressentimento, o desamor partirem. Deixar vir o que é bom, quem é verdadeiro, pessoas que retornam na medida exata, que sorriem na hora certa, que abraçam a nossa alma. É dessa forma que não nos demoraremos além da conta nos recantos sombrios de nossa essência. É assim que o tempo conseguirá carregar para bem longe o que nos feriu, trazendo-nos o repouso tranquilo de tudo o que merecemos, junto a pessoas verdadeiras, em lugares aconchegantes, preenchidos com amor correspondido, principalmente o próprio.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Alguém ainda vai gostar de você, assim mesmo, exatamente como você é...

Alguém ainda vai gostar de você, assim mesmo, exatamente como você é. Alguém vai se importar com você, desejar estar com você sempre que possível, vai te ligar no meio da noite só pra perguntar se está tudo bem. Alguém ainda vai esbarrar em você, alguém por inteiro, com erros e defeitos, mas disposto a acertar sempre. Alguém vai te doar o corpo pra você dormir e a alma pra você morar quando se sentir só. Vai te dar as mãos e seguir com você mesmo sabendo que as coisas vão complicar em partes dessa jornada. Alguém vai te pôr nos braços quando você estiver cansada de tudo, vai trazer calma e paz pro teu mundo. Alguém vai conhecer as tuas manias, vai entender os teus gostos e aprender a te aceitar assim. Alguém vai te encontrar desacreditado do amor, vai fazer você acreditar mesmo quando você perder as esperanças. Alguém vai reparar nos seus detalhes, vai ler a suas entrelinhas e antes de se apaixonar pelo que você é por fora, vai te amar pelo que você é por dentro. Alguém vai somar na tua vida, vai se sentir feliz ao ouvir você contar sobre os seus planos e projetos pessoais, vai te ajudar no que for preciso, vai estar contigo e independente da situação que você estiver, jamais vai te abandonar. Alguém vai aparecer e te fazer entender o verdadeiro significado de amar, vai te fazer olhar pra trás e agradecer por não ter dado certo com ninguém antes. Alguém vai te tirar as dúvidas e te dar todas as certezas que você tanto procura. E quando esse alguém chegar, você vai entender que o amor não é sinônimo de machucar, maltratar. Amor é cuidado, é se importar, é querer estar junto, é fazer o possível pra estar junto, amor é mais que encontrar o beijo perfeito e o encaixe ideal dos corpos, amor é quando duas almas se encontram.


Iandê Albuquerque 

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Tem declarações que nos fazem acreditar que vale à pena esperar...


Não deixe o amor passar.

“Não deixe o amor passar”

Quando encontrar alguém e esse alguém fizer
seu coração parar de funcionar por alguns segundos,
preste atenção: pode ser a pessoa
mais importante da sua vida.

Se os olhares se cruzarem e neste momento,
houver o mesmo brilho intenso entre eles,
fique alerta: pode ser a pessoa que você está
esperando desde o dia em que nasceu.

Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo
for apaixonante, e os olhos se encherem
d’água neste momento, perceba
existe algo mágico entre vocês.

Se o primeiro e o último pensamento do seu dia
for essa pessoa, se a vontade de ficar
juntos chegar a apertar o coração, agradeça:
Algo do céu te mandou
um presente divino: o Amor

Se um dia tiverem que pedir perdão um
ao outro por algum motivo e, em troca,
receber um abraço, um sorriso, um afago nos cabelos
e os gestos valerem mais que mil palavras,
entregue-se: vocês foram feitos um pro outro.

Se por algum motivo você estiver triste,
se a vida te deu uma rasteira e a outra pessoa
sofrer o seu sofrimento, chorar as suas
lágrimas e enxugá-las com ternura,
que coisa maravilhosa: você poderá contar
com ela em qualquer momento de sua vida.

Se você conseguir, em pensamento, sentir
o cheiro da pessoa como
se ela estivesse ali do seu lado…

Se você achar a pessoa maravilhosamente linda,
mesmo ela estando de pijamas velhos,
chinelos de dedo e cabelos emaranhados…

Se você não consegue trabalhar o dia todo,
ansioso pelo encontro que está marcado para a noite…

Se você não consegue imaginar, de maneira
nenhuma, um futuro sem a pessoa ao seu lado…

Se você tiver a certeza que vai ver a outra
envelhecendo e, mesmo assim, tiver a convicção
que vai continuar sendo louco por ela…

Se você preferir fechar os olhos, antes de ver
a outra partindo: é o amor que chegou na sua vida.

Muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes
na vida poucas amam ou encontram um amor verdadeiro.

Às vezes encontram e, por não prestarem atenção
nesses sinais, deixam o amor passar,
sem deixá-lo acontecer verdadeiramente.

É o livre arbítrio. Por isso, preste atenção nos sinais.
Não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem
cego para a melhor coisa da vida: o Amor!

Drummond                      

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Eu mal posso esperar para conhecer alguém que me faça sentir em casa.

Eu mal posso esperar para encontrar alguém que olhe para o meu passado, olhe todas as demonstrações de fortaleza que mostrei e entenda que até quem demonstra ser forte também tem momentos de fraqueza. Alguém que vai saber quando eu estou mentindo para me proteger e romper os muros que eu fortemente construí para proteger meu coração. Alguém que vai me olhar nos olhos e não vai embora mesmo se eu questioná-lo, porque sabe que está amando uma mulher que embora seja forte, foi machucada no passado.
Haverá uma conexão que será de outro mundo e será como sentir que tudo está bem. E, talvez, isso me preocupe, porque eu não estou acostumada a pensar que coisas boas assim deem certo. Quando brigarmos, você não irá embora e se fizer isso, não irá demorar muito para voltar atrás e tentaremos juntos fazer as coisas darem certo. Relacionamento nenhum é perfeito e quando há amor de verdade, nada é deixado de lado sem antes haver esforço para ter dado certo.

Vamos falar sobre tantos assuntos. Vamos discutir por coisas bobas, falar sobre nossas cicatrizes e machucados, e você não vai recuar quando eu tocá-los. Vamos explorar um ao outro e dizer coisas que nunca imaginamos admitir em voz alta para nenhum outro ser humano.
Você não vai deixar meu peito quebrantado me prender mais; você vai me amar por isso, porque eu vou te amar pelos de seu danos também. Você vai me fazer perceber que é bom amar de novo, vai escalar as paredes tão altas que construí e vai derrubá-las. Você vai me fazer sentir coisas que eu não sabia que era capaz de sentir.
Você vai me ensinar que não importa se não sou perfeita, você vai adorar todas as minhas imperfeições e não vai tentar mudar ou controlar quem eu sou. Você vai simplesmente me aceitar por quem eu sou e eu já não vou ter de me preocupar em ser boa o suficiente para você.
Você vai ser a pessoa para a qual vou abrir meu coração, o que me fará se sentir amada apesar de todas os muros que tenho construído para manter as pessoas longe, apesar dos danos que sofri e cicatrizes que ainda tenho. Você vai ser a pessoa que eu poderei rir e chorar frente a frente, a pessoa que me fará sentir tudo, que me fará sentir que encontrei o melhor lugar para se estar. Então, eu vou finalmente sentir que eu encontrei o meu lar, a minha casa.
Você vai ser a única pessoa que eu nem sabia que estava procurando, mas que estará na minha vida. Você vai ser aquele que me ajudará a plantar raízes onde quer que você esteja, porque é onde eu quero estar.

Nunca diga que ama se não lhe interessa.

Outro dia me deparei com um poeminha de Maria Silva que dizia mais ou menos isso: “Nunca toque numa vida se não pretende romper um coração…”, e as palavras preencheram meu pensamento, me levaram para outras épocas, outros tempos em que eu mesma não tomava cuidado com as vidas que tocava.
Muito além das palavras de Saint-Exupéry, que dizia que somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos, acredito que é preciso ter cuidado com as vidas que tocamos.
Porque o amor é um terreno frágil, e não pode ser pisado com displicência. Ao contrário, por respeito, requer constante licença.
Há que se ter cuidado com o coração do outro. Não chegar para somar se o que a gente quer é sumir. Não chegar para corresponder se o que a gente deseja é se esconder. Não se aproximar para amar se no fundo a gente quer é abandonar.
O amor precisa de clareza. De gestos delicados que demonstrem a verdade do que sentimos e de certezas que evidenciem se é mesmo pra valer.
Ninguém está livre de se apaixonar e não ser correspondido. Porém, muitas vezes, algumas vidas são tocadas com a simples intenção de despertar sentimentos, e não de fazer valer a pena.
O mundo está cheio de gente confusa. Gente que diz que ama mas prefere ficar sozinho. Gente que num dia lhe manda flores e no outro não responde as mensagens no WhatsApp. Gente que tira a sua paz e não dá a mínima pra falta que faz.
Ninguém sabe ao certo o que vai dentro do coração do outro. Mas a gente sabe o que vai dentro do coração da gente. E por mais difícil que seja, é preciso dar clareza. Por mais duro que pareça, é preciso ser certeza.
Não adie seus planos e seja firme para evitar enganos.
Nem sempre é possível evitar que alguém se machuque ou se confunda com a gente. Nem sempre é possível pedir para alguém não se apaixonar porque não pretendemos fazer o mesmo. Porém, é possível não alimentar carências, desejos e esperanças com falsos juramentos. É possível não jogar com os sentimentos verdadeiros de alguém. É possível colocar os “pingos nos is” pra não prolongar o sofrimento. É possível ser presença para evitar reticência.
Não há nada que se compare com um coração em compasso de espera. Um coração que só enxerga pontos de interrogação e não encontra coerência nas peças soltas de sua história. Fica tudo parecendo um enorme quebra cabeça cujas peças não se encaixam, uma história confusa onde não há lógica entre o que foi dito e o que foi realizado. Fica faltando nexo, entende?
Que sejamos claros e cuidadosos. Claros no querer ou não querer, no amar ou não amar,  no ficar ou se afastar. Cuidadosos ao tocar uma vida, cuidadosos ao demonstrar o que sentimos, cuidadosos ao soprar esperança num coração.
E que não nos falte reciprocidade, pois o bom da vida é amar e ser amado, e não brincar de esconde esconde, pega pega ou cabo de guerra. O bom da vida é viver com transparência, e não ter dúvidas diante de um quebra cabeça sem coerência. O bom da vida é encontrar quem tenha certeza a nosso respeito, e não nos obrigue a viver cheios de suposições. O bom da vida é querer e ser querido, sem jogos de adivinhações…