É tanta justificativa pra livrar homem da responsabilidade do estupro, até chamar o ato de "culposo" (quando não há a intenção), que a gente se questiona se de fato um dia isso vai acabar.
Ser mulher nos torna culpadas. Nossa sentença já foi dada quando nossos pais descobriram o sexo do bebê.
Podemos fazer as mesmas coisas que eles, mas, pra eles, não há punição. Isso fica conosco.
Merecemos, pedimos, fizemos por onde, a roupa, a hora, o jeito, a bebida, respirou. Sim, ser mulher é respirar e ser culpada por isso.
Ainda perguntam para quê serve o feminismo. Ainda julgam e questionam a necessidade. Ainda lamentam que ele exista, como um tal estuprador fez por esses dias.
Não podemos parar. A luta infelizmente ela é incessante. É difícil, cansativo, desgastante.
Mas é isso, acordou, vamos pra luta. Luta pela sobrevivência, luta pelo direito de ir e vir, luta para ser ouvida, respeitada, deixada em paz. Luta até mesmo para ser respeitada depois de morta.
Eu sinto muito. Eu sinto tanto. Mas eu vou continuar aqui, resistindo.
É o que me resta, é o que te resta, é o que podemos fazer.
Você, mulher, sinta-se abraçada. Saiba que eu sinto a sua dor. Somos uma só e ao mesmo tempo somos tantas.
Somos a maioria.
Resistiremos.
Priscila Calheiros