Nós aqui no Brasil, comemoramos o Dia dos Namorados duas vezes. Nós, claro, quem namora. Escolheu-se a data 12 de Junho por ser um dia antes do dia do santo casamenteiro. Já nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, o Dia dos Namorados chama-se Dia de São Valentim, ou, Valentine's Day.
Nesse dia, eu gostaria de falar a respeito do real motivo para a celebração dessas datas: o amor. Há alguns dias, tivemos uma demonstração singela e bastante significativa sobre o amor, quando ocorreu o falecimento da ex-primeira dama, Marisa Letícia. Eu li coisas absurdas, que não mencionarei nesse texto, pois não condizem com o tema. Mas, eu li palavras de apoio ao ex-presidente, assim como palavras de admiração à dona Marisa. Independente de partido político, corrupção, erros e etc, dona Marisa e Lula são seres humanos e merecem respeito!
Mas, qual motivo de citá-los num texto sobre o Valentine's day? Na foto abaixo, Lula escreve para dona Marisa: "Minha Galega, agora o céu ganhou a estrela que iluminou minha vida." Podem dizer e provar o que for contra eles, porém, algo é inegável, o amor que ambos sentiam.
Dona Marisa não assumiu o papel de primeira dama, mas sim, o papel de companheira de Lula. Em todos os momentos, ela estava lá, nem atrás, nem na frente, mas ao lado dele. Foram 43 anos de união, amor, zelo, companheirismo, e não precisamos tê-la conhecido para saber disso. O olhar que eles trocavam, as mãos que não se separavam, a postura impecável em defender seu marido, são provas do quanto havia amor naquela relação. E vou além, penso que o agravamento de seu estado de saúde, também teve a ver com toda a pressão a qual Lula estava enfrentando. O corpo somatiza o que a mente não consegue lidar.
Eles souberam aproveitar todo o amor que lhes foi dado. Eles abriram a porta quando a felicidade bateu. Eles celaram um compromisso de carinho e amizade. Eles foram além do que se espera. Eles se permitiram pertencer um ao outro. Lula e dona Marisa estiveram em um patamar diferente de relacionamento. Eles alcançaram, apesar de toda a dificuldade em manter uma relação, o ápice do amor: até que a morte nos separe.
Mas, para quem ama, nem a morte consegue separar. Dona Marisa vai continuar nas melhores lembranças dele, sempre terá feito parte de sua vida, como amiga, esposa, mãe de seus filhos, avó de seus netos, primeira dama, cúmplice, conselheira, o ombro que abrigou sua cabeça depois de um dia cansativo, o abraço que acolheu suas dores, a mão que perdoou suas falhas. Como ele mesmo disse, a estrela que iluminou toda a sua vida.
Eu sempre digo às pessoas que eu conheço sobre a importância de estar atentos a chegada do amor. Às vezes, já estamos tão cansados de tentar ou cansados de esperar (meu caso), que quando ele vem, permitimos que ele vá embora, escape de nossas mãos. Tenho certeza que uma vida toda ao lado um do outro não foi o suficiente para dona Marisa e Lula, ainda tinham muito amor para viver. Imagina só se eles tivessem fechado a porta e o deixado passar?
Não espere perder para entender o quanto amava, não espere o amanhã para viver o que chegou para você hoje. Celebre o dia dos namorados, dos amores, dos amantes, celebre o amor, dele provém todas as coisas.
Meu sincero respeito ao amor de Luiz Inácio Lula da Silva e dona Marisa Letícia Lula da Silva.
Priscila Calheiros

Nenhum comentário:
Postar um comentário