sexta-feira, 19 de junho de 2015

Ser inteiro.

Graziela Bergamini / Psicóloga

O profissional da psicologia (e de muitas outras áreas), tem espaço em todo e qualquer lugar onde houver "pessoas". O campo de trabalho, é extremamente vasto e rico em oportunidades. Muitas vezes pensamos de forma estreita "preciso arrumar um emprego; preciso conseguir ganhar um salário que seja suficiente; preciso encontrar uma empresa que entenda meu valor profissional". Quando pensamos apenas desta forma, estamos perdendo enormes possibilidades de expandir e criar novas maneiras de entregar nosso serviço. Tive uma cliente, (na verdade ela era fisioterapeuta), que apesar de gostar da profissão, dizia que era uma pena não "dar dinheiro". Por isso, ela se contentava com o suficiente. Aliás, ela dizia que nenhuma profissão da área da saúde era algo que "desse dinheiro". Com o tempo, fomos trabalhando esta crença, questionando suas origens e sua validade. Ela começou a duvidar, buscar exemplos de profissionais da saúde que fossem bem sucedidos financeiramente, começou a pensar "fora da caixa", criar novas formas de trabalhar. Ela percebeu o quanto estava amarrada a pensamentos limitantes sobre sua profissão e também sobre sua capacidade de obter retorno. Hoje ela está muito bem e já faz tempo que essa preocupação não faz mais parte de sua vida. Ela ama o que faz, tem inovado a forma de oferecer os seus serviços, ganha cada vez mais e confia em sua capacidade. Esse exemplo foi para ilustrar o poder que as crenças negativas e limitantes possuem sobre nossas ações e escolhas. Quando você procura um trabalho, com que atitude está fazendo isso? De onde partem as suas ações? Do desespero? Ou do entusiasmo? Do medo? Ou da vontade de crescer? Podemos não estar no lugar onde queremos, mas se estamos a caminho, então estamos no lugar certo. Se estamos fora desse lugar e nem mesmo a caminho dele, talvez seja hora de parar e questionar nossos pensamentos. O que você pensa sobre sua capacidade, seu merecimento, o que voce pensa sobre dinheiro, carreira, trabalho, o que você pensa sobre sua própria profissão? Será que você está no lugar certo? Será que realmente "banca" ser quem realmente é? Banca oferecer sua maior autenticidade? Será que está usando uma roupa que não é sua? A impressão que eu tenho, é que a vida quer que a gente seja autêntico, fazendo o que eu mais amamos, entregando o melhor que podemos, buscando o melhor de nós sempre, e esse caminho não tem fim. A vida quer que a gente se coloque inteira em cada coisa e aí o retorno vem inteiro. Eu por exemplo, durante um bom tempo, doei pouco de mim, por não acreditar nas minhas vontades e sentimentos, por não confiar na minha capacidade, por achar que meus interesses, não interessavam. Eu pus pouco de mim no mundo, porque não quis colocar mais, achando que dar muito é ficar com pouco. Na verdade, doar-se de um lugar verdadeiro, doar-se inteiro, gera retorno, dizem que é lei universal. Fazer isso de um lugar de "máscaras" ou de um sentido apenas da "obrigação", não gera retorno, porque a vida nunca pode ser enganada. O mais importante desse texto é deixar a ideia de que se você acredita nos seus sentimentos, (que são indicadores de caminhos, tanto certos quanto errados, quanto mais certo, mais feliz, mais errado, infeliz), acredita que merece ter tudo que deseja, acredita que se colocar o máximo de tempo, recurso, vontade, energia naquilo está oferecendo ao mercado, o retorno vem. Vem no tempo certo, vem em todos os sentidos.

Graziela Bergamini

Site: www.grazielabergamini.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário