Certa vez li em algum lugar que "mudar exige entrega", e, automaticamente me perguntei: que tipo de entrega?
Às vezes temos que entregar até mesmo o que nos alegra naquele momento para ser feliz por mais tempo, futuramente. Claro que nunca foi nem será uma tarefa fácil, mas é a exigência, sim?
Pude perceber isso quando em algumas situações, tive que abrir mão de algo para ter o dobro daquilo. Primeiro você resiste, pensa que para quê trocar o que já é 'certo' pelo que ainda nem se sabe se virá? Depois você decide forçadamente a entregar aquilo que é teu, mas na hora, você fica em dúvida. Daí você entrega e se vê obrigado a esperar.
Mas não é só entregar algo ou alguém. Quando se fala em mudar, a entrega é a nossa própria. A felicidade é esse troço mágico que quando vem muda tudo, faz teu mundo capotar. Mas ela é educada, bate e pergunta se pode entrar. E, às vezes, somos tão bobos a ponto de nem ao menos abrir a porta para ver do que se trata. E ela nem sempre bate a nossa porta, a felicidade, ela é bem seletiva. Perdeu sua chance, vai pro fim da fila esperar pra ver se acontece de novo.
E em dois anos persistindo num erro, eu entendi que a mudança que eu queria estava dentro de mim. O mundo exige de nós que a gente se entregue. Não podemos esperar sentados como se fosse obrigação do universo conspirar a favor. Não! Você tem que ir à luta, se entregar para a vida e buscar algo que a preencha. Segundo a Psicanálise, temos um vazio que nunca é suprido, sempre estaremos em busca de algo que o preencha. E acredito que isto seja apenas uma maneira de nos manter seguindo em frente.
E eu te pergunto: o que você deseja mudar? E o que você está fazendo para conseguir essa mudança? Você tem se entregado para chegar lá? Você tem buscado isso?
Não adianta querer mudar o mundo se nem o seu quarto você arruma. Se você quer mudar a política do teu país quando seu coração está bagunçado. Se você tem planos para o futuro mas não consegue por em prática os atuais.
Entrega. Ou você se entrega e faz acontecer, ou então vai ficar tudo no papel, nos rabiscos, na sua mente, no seu computador.
Levanta e vai. Tenha em mente que, se der errado, você soube o resultado pois você fez. E se der certo, só pode dar certo pois você foi e fez.
Não seja espectador da sua própria vida. Nada de ser platéia ou figuração. Na sua vida, você deve ser o ator principal, e ganhar todos os prêmios pela melhor atuação.
Entrega. Vai e se entrega. O máximo que pode acontecer é a vida te entregar de volta o que você deu a ela.
Priscila Calheiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário