Se você não tem isso com seus filhos e/ou não passa isso para eles, se prepara para lidar com os monstros do futuro.
É muito pai negligenciando filho achando que é obrigação da escola fazer esse papel. O que muita gente está esquecendo é que, desde SEMPRE, educação vem de berço! A escola é a continuação do que já foi aprendido em casa.
A escola pode até mudar o sujeito, quando se há uma boa estrutura física e psicológica, profissionais dispostos a se doar para mudar o mundo, pessoas que não desistem das outras e a vontade própria do indivíduo, porém, a base familiar é indispensável para a formação do caráter do ser humano.
Os pais ou as figuras paternas, considerando as diversas formações familiares, são os espelhos dos filhos.
Segundo Vygotsky, a criança aprende por meio da interação, dela com os pais e família em geral, que são o convívio mais próximo, dela com o meio, tudo o que acontece ao seu redor. Por isso, em geral, o filho quer fazer a barba e a filha, coloca a boneca para dormir. Os pais ou quem quer que exerça essas funções são exemplos!
Os mínimos detalhes, que talvez para você seja imperceptível, para o teu filho, pode ser o maior ensinamento do mundo.
Educa o seu filho para que o mundo não tenha que castigar ele.
Dizer não, não quer dizer que você não o ama. Dizer não quer dizer que você o ama demais a ponto de estar ensinando-o a viver.
Sou a favor da educação dentro e fora da escola. Pais, o futuro do mundo depende da semente que você planta dentro da sua casa.
Priscila Calheiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário