sexta-feira, 23 de maio de 2014

[x] Deixe a culpa ir...

Uma das coisas mais vorazes que vejo no meu dia-a-dia de atendimento clínico como terapeuta é a CULPA fazendo estragos na vida de várias pessoas. Aquela sensação paralisante de tentar convencer sua mente de que "ah, se soubesse"; "ah, se eu pudesse voltar"... E isso vira um chiclete mal mastigado que suga todas as suas forças - nesta ruminação sem fim do passado. Vejo Câncer, Depressão, Fobias, e vários transtornos psíquicos e físicos nesta raiz da solidão-culposa.

O que estas pessoas parecem desconhecer é que o sentimento de culpa prova que elas não são pessoas ruins ou psicopatas, e que de certa forma evoluíram pela dor do remorso de ter ou não ter feito algo. Com certeza se a pessoa culpada voltasse no tempo, com aquela mesma mentalidade antiga e opções que tinha, repetiria o mesmo ato que virou culpa. "Era o que se podia fazer com o que se sabia!!!!".... Se ela voltasse no tempo faria exatamente a mesma coisa. A prova da evolução é o próprio sentimento culposo, que deveria ser entendido agora como um: "ah, agora aprendi e farei diferente caso no futuro algo semelhante me venha". Mas parece melhor o rótulo do culpado, que do de preparado para novos desafios. Toda culpa é inútil e débil, e conduz quem flerta com ela a um abismo muitas vezes sem volta. A culpa é o primeiro alarme para a faxina e para a reforma íntima, que geram nossa evolução e auto-cura.

Desejo que hoje, se este pequeno texto te fez algum sentido, que agradeça por ter sentido culpa, pois isso prova que amadureceu e se arrepende, e faça de seu presente um verdadeiro presente do tempo. Deixe a culpa ir... E perceba que as portas vão se abrir, e você vai notar... Quantos anjos estiveram e estão ai, mas sua culpa não os deixava entrar em sua vida. 


(Jordan Campos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário