Houve um momento da minha vida em que eu tinha medo de machucar as pessoas, e fazia de tudo para não machucá-las com o meu "não".
O grande problema de não fazer nada para não magoar ninguém, é que você começa um processo de se boicotar, se prejudicar, se anular por conta do outro, e chega um momento em que você nem se reconhece mais.
Você cuida de todo mundo, menos de você. Você tenta proteger todo mundo, menos você mesmo.
E quando se dá conta, passou uma vida toda sentindo as dores de não ser você mesmo para ninguém sentir a dor de aprender a te respeitar e respeitar suas escolhas.
E, com propriedade do que digo, te falo que não vale a pena. Não há esse mesmo cuidado em relação a você, e pior, o fardo de não poder ser quem se é, é um dos piores da vida.
Se não te aceitam, problema é deles. Se não te respeitam, problema é deles. Se não sabem ou não querem ouvir nãos, problema também é deles.
O importante na vida é estar confortável consigo mesmo, se auto respeitando e se colocando em primeiro lugar.
Os outros, cada um que aprenda a cuidar é respeitar a si mesmo também.
Estamos todos aprendendo aqui. A lição é árdua para todo mundo. Não tem que ser difícil só para você.
Priscila Calheiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário