domingo, 29 de setembro de 2019

Setembro Amarelo

Sim, Setembro foi escolhido o mês para acontecer a campanha de prevenção ao suicídio, pelo dia 10 de Setembro ser o dia mundial de prevenção ao suicídio.
Sim, a ideia é incrível e tem ajudado bastante, em todos os aspectos.
Mas vamos combinar uma coisa? A prevenção ao suicídio não é necessária somente no mês de Setembro. Todos os meses deveriam ser AMARELOS. 
As doenças mentais não escolhem meses para acontecer.
Não acontecem de acordo com faixa etária, classe social, cor, religião ou localização. Simplesmente, acontecem.
E cabe a nós aderirmos ao Setembro Amarelo, não só em postagens e discursos, mas na prática. Não adianta levantar a bandeira apenas nas redes sociais e fora dela, apontar, julgar e isolar quem precisa de ajuda.
Precisamos tornar a empatia algo nosso, pessoal, uma forma de levantarmos pessoas.
Se alguém precisa ser ouvido, então ouça. Se alguém precisa de silêncio, silencie. Se alguém precisa ser amado, ame. Esteja por perto, esteja atento.
O mundo não gira em torno do nosso umbigo. Somos mais fortes quando estamos acompanhados.
E se você precisa falar, fale. Se precisa de amparo, busque em sua rede de apoio um colo. E se você não tem uma rede de apoio, existem profissionais que estarão prontos para te ajudar.
Em todos os casos, procure um psicólogo. A psicologia te entende, te respeita e te auxilia no seu processo de cura.


Priscila Calheiros



Nenhum comentário:

Postar um comentário