Vamos conversar sobre #pedofilia?
Laércio, de 53 anos, um dos participantes do BBB, foi um dos assuntos da semana. Declarou sua predileção por "novinhas" de 17 anos, engole com os olhos as participantes - sobretudo uma de 19 chamada Munik - e discutiu com a participante Ana Paula por esta não aceitar que ele dormisse ao seu lado de cuecas. Pelo Facebook, circularam relatos acusando-o de embebedar adolescentes para abusar delas. Eu não vejo o programa, mas li que os homens da casa tomaram partido do amigo e exigiram que Ana Paula lhe pedisse desculpas.
A maioria das pessoas, homens e mulheres, ao debater pedofilia, costuma girar em torno de três eixos: "é doença", "só acontece quando a menina tem menos de 14 anos" e "se elas quiseram, tudo bem". Ou seja, argumentos baseados na Medicina, no Direito brasileiro e num suposto "direito de escolha" dessas jovens.
Bem, em primeiro lugar, é importante a gente ver a Medicina como uma área que, como todas as outras, é falha e reflete as opressões de sua época. Assim, ela já serviu e serve aos interesses de uma sociedade patriarcal, na qual homens oprimem mulheres, e os médicos e cientistas são e sempre foram, em sua maioria, homens. Amar pessoas do mesmo sexo já foi considerado uma doença, se chamava "homossexualismo" e constou até 1990 na lista internacional de doenças da Organização Mundial de Saúde (hoje se usa as palavras "homossexualidade" ou "homoafetividade"). A ciência também já patologizou mulheres rebeldes dizendo que elas tinham uma doença no útero chamada "histeria" e já acreditou até mesmo que o formato da cabeça de alguém poderia indicar propensão a crimes. Então, o fato de a pedofilia ser considerada um transtorno para médicos e psicólogos não deveria ser suficiente para nós.
Em segundo lugar, e agora falando do Direito: sim, não é crime um homem de 40, 50, 60 transar com meninas maiores de 14 anos - a não, ser, claro, que ele as obrigue (estupro). Mas vejam, até 2003 a Lei Civil brasileira permitia que um marido anulasse o casamento quando a mulher não fosse mais virgem. Outro exemplo: o estupro dentro do casamento não era considerado crime. Ou seja, assim como a Medicina, o Direito também tem leis e procedimentos que refletem a sociedade patriarcal.
Finalmente, em terceiro lugar, vamos ao "direito de escolha". Bem, moças, as nossas escolhas não são por acaso, não é? Vêm de dentro pra fora e de fora pra dentro também. Quando a gente escolhe uma faculdade, um emprego, até uma balada, a gente leva em conta vários fatores internos e externos. E um dos fatores externos é, repita-se, o fato de vivermos numa sociedade patriarcal, em que somos a classe sexual oprimida. Por exemplo, quando você está com calor e louca pra por um short na ida para a academia, mas põe uma legging para não ouvir tanto assédio na rua, a gente pode dizer, realmente, que você "escolheu" a legging?
Bem, a conclusão que chegamos disso é que precisamos ir além do que dizem a Medicina, o Direito e o nosso suposto "direito de escolha" para falar de pedofilia. Precisamos vê-los como inseridos numa sociedade patriarcal e entender o fenômeno ao lado de assuntos como indústria pornográfica, prostituição, relacionamentos abusivos e cultura do estupro. Precisamos fazer mais perguntas, duvidar, pesquisar, ouvir as vítimas. Então, neste texto não vou finalizar com a minha opinião e sim deixar algumas perguntas pra vocês e gostaria de ouvir suas respostas nos comentários.
1) Por que homens de 40, 50 e poucos anos, como o Laércio, se interessariam por meninas de 16 ou 19 anos, que poderiam ser suas filhas ou netas? Você concorda que os dois estão em momentos totalmente diferentes da vida? Os papos, a visão de mundo, tudo é tão diferente! Sendo sincera, lembre-se de você nessa idade... Eu lembro de como eu era... era tão boba! Será que não é, justamente, a nossa inexperiência sexual e emocional que os atraem? A nossa virgindade? O quanto ainda somos inseguras, o pouco que nós sabemos da vida, da malandragem do mundo? O quanto é fácil a gente ser manipulada, já que esses caras já estão na pista há 20, 30 anos? Manipuladas para transar sem camisinha, por exemplo? Ou fazer sexo anal sem vontade? Manipuladas por frases de efeito como "Você é madura para a sua idade" ou "Você é diferente de todas as outras?" Presas fáceis de um relacionamento abusivo?
2) Antes dos 20 anos nós costumamos ou não trabalhar, ou trabalhar em funções que pagam pouco, ou seja, somos vulneráveis economicamente. Os homens mais velhos já têm uma certa estabilidade financeira. Percebe como a opressão de gênero, quando aliada à grande diferença de idade facilmente se acumula com um terceiro fator perigoso, a opressão financeira? Como é fácil a gente entrar naquela de que "quem tem o dinheiro dá as cartas"?
3) Você sabia que a indústria pornográfica tem como filão filmes em que atrizes (supostamente maiores de 18) fingem que são crianças ou adolescentes? Por exemplo, elas põem maria-chiquinha, roupas cor-de-rosa, ficam num quarto cheio de bichos de pelúcia... enquanto os atores interpretam o pai da garota, o amigo do pai, o professor.. Você acha possível que um homem veja isso diariamente e não seja nem um pouquinho influenciado a repetir isso na "vida real"? Sendo que, você sabe, na vida real ele não vai encontrar adultas que se vistam dessa forma... apenas crianças... você acha que eles não irão procurá-las?
4) Você sabia que, de acordo com a UNICEF, há no Brasil 250 mil crianças se prostituindo? Isso em dados de 2010 (*). E nos bordeis, os homens pedem as garotas mais novas da casa. Ou seja, um pedófilo sempre vai conseguir transar com uma criança, é só pagar!
5) Você notou como o padrão de beleza é infantilizado? Precisamos ser sem pelos (como as crianças) e ter uma pele "de bebê" (sem espinhas, cravos, celulite e estrias), o que nos faz gastar. Ou seja, falar em pedofilia é falar também em indústria de beleza e capitalismo.
6) Em filmes e novelas, é comum vermos atores de 50, 60 anos tendo como par romântico atrizes de 20 ou 30. Como se para naturalizar na nossa cabeça esse tipo de relação.
7) Se a pedofilia é uma doença, por que tão poucas mulheres nascem com ela ou a desenvolvem ao longo da vida? E por que a maioria das vítimas de pedofilia é do sexo feminino? Por que (embora aconteça) é tão raro a gente olhar em volta e ver nossas amigas, mães, tias, professoras de 40 ou 50 se relacionando com garotos de 16 ou 19?

Nenhum comentário:
Postar um comentário