No dia do aniversário de seus dois filhos gêmeos, o pai quis levantar o ego do que era pessimista e quis pregar uma peça no que era otimista. De noite, junto à cama do pessimista, ele deixou de presente uma linda bicicleta e, junto à cama do otimista, ele deixou um montinho de estrume. Ao despertar, o filho pessimista viu a bicicleta e começou a se lamentar: "Puxa, logo um presente desses eu fui ganhar! Vou sair por aí andando de bicicleta, estou sujeito a levar um tombo, quebrar um braço, uma perna... Essa bicicleta vai ser mais um problema na minha vida". E saiu do quarto reclamando. Momentos depois, o outro despertou, viu o montinho de estrume junto a sua cama, deu um pulo de alegria e exclamou: "Oba, que presentão! Onde está o cavalo que ganhei de aniversário?". Alguma coisa o menino otimista aprendeu quando descobriu que o seu presente de aniversário estava longe de ser o cavalo que ele tanto desejava. Mas, se ele tirar proveito da experiência sem deixar de ser otimista, um dia ele vai realmente ganhar o seu cavalo. Crença cria realidade. Você encontra em seu caminho pela vida exatamente aquilo que procura. Já o menino pessimista é daqueles que vêem problemas em tudo. Tudo a sua volta está fechado. De fato, a vida é um problema atrás do outro. A diferença é como você vê o problema e como aprende com ele. No momento em que você passa a aprender com o problema, sua vida fica muito melhor. Por isso eu costumo dizer às pessoas que gostam de se lamentar: "Os problemas são nossos melhores amigos".
Dr. Lair Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário